“O número de helicópteros em São Paulo aumentou muito, às vezes vejo oito voando ao mesmo tempo. O país cresceu e o trânsito é um caos, mesmo com as medidas que estão sempre sendo tomadas”, diz Gilmar, os olhos parafusados no binóculo, que aponta para o céu e não para o chão. Gilmar conhece os helicópteros de todas as emissoras de TV que passam por ali, de que cores são, seus horários e suas rotas. Todo dia eles fazem tudo sempre igual, como na música Cotidiano, de Chico Buarque. Ainda assim, Gilmar não se cansa. Orgulhoso, repete mais de uma vez que um monte de gente inveja seu trabalho de vigia nas alturas.
São Paulo é a maior cidade brasileira e está no ranking mundial das dez mais. Tem um jeito muito particular de lidar com problemas indissociáveis às supermetrópoles, como o vigoroso trânsito de automóveis. Graças a um numeroso grupo de empresários jet setters para quem “se não dá para fazer duas coisas ao mesmo tempo, tem de dar”, São Paulo deixou para trás Nova York e Tóquio e hoje é a cidade com a maior frota urbana de helicópteros do mundo.
Helipark, shopping center dos helicópteros, em Carapicuíba |
Vista a partir do hotel Tivoli |
Em dez anos, a quantidade de helicópteros no país aumentou em 51,7%, sendo que o boom foi em entre 2007 e 2008. Hoje, são 1.720 helicópteros, 400 deles rondando diariamente o céu de São Paulo, com a opção de pousar em 188 diferentes pontos – o número é alto mesmo se comparado ao das cidades com frotas similares a de São Paulo. Isso porque a legislação brasileira é mais frouxa em relação ao assunto. Diferentemente de países como a França (em que não se pode sobrevoar sobre a área urbana) e Reino Unido (que estabelece uma altura mínima de 300 metros), no Brasil os helicópteros podem voar livremente, baixo (a 150 metros do chão) e com pouca restrição de horário.
Há três anos, como praticamente não havia imbróglios, o número de helipontos era ainda maior. Houve uma queda significativa em 2009, quando o prefeito Gilberto Kassab sancionou uma lei estipulando qual deveria ser a distância mínima entre os helipontos, o limite de decibéis emitidos pelas aeronaves e o horário de circulação para helicópteros privados. A iniciativa foi recebida com alívio por moradores de áreas comerciais que sofriam com zumbidos simultâneos em horários considerados impróprios.
Espera-se que numa cidade com o décimo maior PIB do mundo, com alto custo de vida e a característica de ser uma gulosa consumidora de artigos de luxo, o helicóptero seja um meio de locomoção possível. Mas o que se observa agora em São Paulo é que o helicóptero deixou de ser coisa de milionário e tornou-se acessível a outras classes sociais – inclusive a classe média, que no governo Lula (2002-2010) passou a ser composta por 94,9 milhões de pessoas, representando 50,5% da população brasileira. Em uma clara referência a essa classe social, em meados de março a revista semanal com maior tiragem do país, a Veja, publicou uma reportagem citando uma empresa de helicópteros que faz voos express em zonas menos nobres de São Paulo a R$ 60.
Eles circulam pelos ares
A administradora Patricia Whitaker, de 28 anos, mora num prédio que não chama a atenção no bairro da Vila Olímpia, zona sul, depende do salário para pagar as contas e já andou de helicóptero três vezes nos últimos dois anos. “Tomei a decisão depois de um réveillon em que fiquei 10 horas na estrada para ir até a praia de Juqueí, no litoral norte de São Paulo. No ano seguinte, o mesmo impasse: eu não queria pegar aquele trânsito nunca mais, mas ia deixar de passar a virada com os amigos?”, conta Patricia. Jogou no Google “empresas helicóptero São Paulo” e se frustrou ao constatar que o preço da viagem era salgado, mas uma amiga explicou que se ela ligasse direto para o piloto, sairia bem mais em conta.
“As empresas geralmente orçam um helicóptero mais caro, o Agusta, o Esquilo. Esse piloto de confiança para quem liguei, ele fazia viagens no Robson 44”, diz. Leia-as um dos helicópteros mais vendidos do mundo cujo seguro é um mais caros do mundo (tem pistão, e não turbina). Agusta, Robson, Esquilo e Bell são nomes que Patricia pronuncia com a naturalidade com que elenca os produtos vendidos no e-commerce ao qual é associada, a loja virtual Shoes 4 You. Assim, por R$ 2 mil, em vez de ficar 10 horas no trânsito, em meia hora minutos Patricia chegou a Juqueí. Ficou tão contente com o resultado que repetiu a dose no ano seguinte e um dia pegou um helicóptero para ir do escritório até o aeroporto de onde saem os voos internacionais, em Guarulhos, a 30 km de São Paulo.
“Algumas pessoas tiram sarro, chamam de ‘princesinha’. Mas eu não sou uma pessoa materialista, tenho poucos luxos, e senti muito orgulho porque andei de helicóptero com o meu dinheiro e não o dos meus pais”, justifica Patricia. Só falta conseguir convencer as amigas a embarcar junto. O Robson 44 leva três passageiros, além do piloto. Se tiver a companhia de duas pessoas, Patricia vai pagar cerca de R$ 650 por uma viagem que, se fizesse de carro sozinha, lhe custaria ao menos R$ 300 (incluindo gasolina e gastos com pedágio).
O empresário Oliver Ilg, de 50 anos, mora em Campinas, a 100 km de São Paulo, e anda de helicóptero esporadicamente por conta da profissão. Proprietário da empresa Sterling Yachts, que vende iates, ele costuma pegar um táxi-aéreo com clientes, de São Paulo para Santos. Como a viagem não é barata e é custeada pela empresa, ele faz uma conta básica para saber se vale a pena. “Um barco de R$ 3,4 milhões, se o cliente visitá-lo a probabilidade de comprar aumenta em 100%. Essa viagem de helicóptero é a diferença entre vender e não vender”, diz Oliver. Aí, ele entra em um modelo Esquilo, quase sempre a partir do Campo de Marte, aeroporto na zona norte tão hype que tem até uma filial de um clássico bar do centro paulistano lá dentro, o Bar Brahma.
Para Oliver, com o “trânsito infernal de São Paulo” só resta ao paulistano duas opções: ter um helicóptero ou uma moto. Em dias e horários mais críticos a cidade, que vive de medidas paliativas como rodízio de veículos e restrições à circulação de caminhões, pode apresentar mais de 200 km de lentidão. Nessas horas, é voar de helicóptero - atravessa-se a cidade, de ponta a ponta, em 12 minutos - ou “costurar” de moto. De fato, o número de motos em São Paulo mais que dobrou de 2001 a 2010, cresceu 118%.
Apaixonado por “aviação pé de chinelo” – ele tem a miniatura de um helicóptero Vario pendurado no teto de seu quarto – Oliver até andaria mais de helicóptero se pudesse, mas por prazer, não por obrigação como faz seu vizinho. Nunca falou com o sujeito, mas religiosamente escuta um helicóptero decolar do jardim ao lado às 8h30 e pousar de volta às 17h30. Oliver diz que essa prática é comum entre muitos milionários que têm mansões no bairro de Alphaville, em Barueri, perto de Campinas.
'Máquinas compartilhadas'
Usar helicóptero tal como se usa táxi, é uma coisa. Ser dono de um helicóptero é outra. Em média, se gasta 30% do valor do helicóptero para mantê-lo por ano. Deve-se levar em conta o salário do piloto, a manutenção, o mês em que ficará parado por conta da manutenção, o heliporto onde ficará estacionado. "Se você não voa pelo menos de 30 a 40 horas por mês, não justifica ter um helicóptero", ensina Jorge Bitar, piloto e proprietário de uma das principais empresas de táxi aéreo de São Paulo, a Helimarte.
“A demanda por esse tipo de serviço tem crescido 15% ao ano. Pessoas de todos os perfis que precisam que a gente as faça atravessar a cidade em minutos”, completa Jorge. O serviço é cobrado por hora (R$ 1.500, no helicóptero mais simples) e o valor não muda se você vai ficar cinco minutos ou uma hora inteira na aeronave.
“A demanda por esse tipo de serviço tem crescido 15% ao ano. Pessoas de todos os perfis que precisam que a gente as faça atravessar a cidade em minutos”, completa Jorge. O serviço é cobrado por hora (R$ 1.500, no helicóptero mais simples) e o valor não muda se você vai ficar cinco minutos ou uma hora inteira na aeronave.
Para quem não pode (ou não quer) arcar com os custos de uma aeronave sozinho, há a possibilidade de dividir um helicóptero pelo sistema de “guarda compartilhada”. Adquire-se uma cota (por um determinado valor) e paga-se uma mensalidade de cerca de R$ 10 mil para ter direito a algumas horas mensais de voo. O valor costuma incluir a mensalidade do heliporto – o Helicidade, o Helicentro Morumbi e o Helipark, em Carapicuíba, são os principais. Sendo que esse último, nas palavras do piloto Mauro Baccan, é “um 'Playcenter', é onde está a nata dos donos de helicópteros do país”.
Mauro Baccan é o homem que criou aquele que é provavelmente o primeiro e único clube virtual dedicado a usuários de helicóptero no mundo. Nem todos os que “gostam de voar” podem ter uma “máquina”, e às vezes quem as possui gostaria de tirá-la mais vezes do hangar (afinal, o gasto mensal é fixo). O clube Heliclass promove o encontro entre essas pessoas com interesses complementares. Basta fazer login no site e procurar um helicóptero disponível no horário em que se deseja viajar. Um software faz o cruzamento de informações e assim, sem qualquer intervenção humana, agenda-se um voo.
“Como vai arcar somente com o custo daquele voo, sai cerca de 30% mais barato do que um táxi aéreo”, explica Mauro, em conversa na sala do heliponto do hotel Tivoli. As reservas são feitas virtualmente, mas os associados do Heliclass têm direito a usar as dependências do hotel, que é um dos mais luxuosos da cidade. Para fazer parte? Tem de pertencer a outro clube, o dos “bem-relacionados” – só fica sócio quem é indicado por outro sócio.
“Como vai arcar somente com o custo daquele voo, sai cerca de 30% mais barato do que um táxi aéreo”, explica Mauro, em conversa na sala do heliponto do hotel Tivoli. As reservas são feitas virtualmente, mas os associados do Heliclass têm direito a usar as dependências do hotel, que é um dos mais luxuosos da cidade. Para fazer parte? Tem de pertencer a outro clube, o dos “bem-relacionados” – só fica sócio quem é indicado por outro sócio.
O empresário José Silva*, um dos mais ricos e bem-sucedidos do país, tem helicóptero próprio e com ele gasta mensalmente R$ 140 mil (incluindo pilotos). É um modelo Agusta Power que sai do hangar de uma a três vezes por semana. “Não é essencial, mas facilita muito a vida. Na cidade, uso se preciso ir a algum lugar de fácil acesso para helicóptero que vá me custar mais de uma hora de carro. Fora isso, vou para Maresias, para o interior do estado e para o Rio de Janeiro”, conta José.
O também empresário João Apolinário, dono da Polishop, usa o mesmo Esquilo que comprou há 20 anos para circular entre as lojas de sua rede. “Do meu escritório, em Santo Amaro, até o shopping Aricanduva, na zona leste, demoro 10 minutos de helicóptero contra 1 hora, 1 hora e meia de carro”, exemplifica. Fala da dificuldade em fazer mais de uma reunião por dia, em cantos diferentes da cidade. Coisa que a repórter entende com meias palavras – atravessou 28 km da zona norte até a sul para poder entrevistá-lo. E no trajeto, em todos os sentidos possíveis, só pensava nele, o helicóptero.
A administradora Patricia Whitaker |
Jorge Bitar, piloto e dono da empresa de táxi aéreo Helimarte, no Campo de Marte |
*Versão em português da reportagem 'Têtes en L'air' publicada em abril deste ano na revista francesa Trois Couleurs. O texto e as fotos são de minha autoria.
*O nome do entrevistado foi alterado a pedido do mesmo
Agradecimentos: Time News
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