quinta-feira, 17 de outubro de 2013

primos e raízes




Hoje a Luiza, que está naquela fase do "não" e sempre foge aos meus abraços, espontaneamente me cutucou e disse: 
"Eu acho que o seu bebê vai adorar você"
Me agachei e fiquei lá acompanhando a refeição dos três, na minimesa na casa da bisa Teresinha. Julia lambuzada de macarrão com molho branco, uma legítima integrante da minha família. 
Daí o João Pedro me ofereceu sua última coxinha.
Luiza e João Pedro, querendo me matar de amor?
Entendi que não era comigo, não, Bento, era com você que eles estavam falando, era pra você aquele carinho todo. 
Crianças têm uma sensibilidade diferente da gente comum em relação a uma mulher grávida. 
Elas podem estar cansadas, sonadas, irritadas, mas basta você aparecer e falar que tem um bebê aqui na minha barriga que elas ficam calminhas e te olham como que hipnotizadas.   
Eles são seus primos, filho. As roupinhas que você vai usar, os sapatos, as naninhas, a cadeirinha, o colchão, tudo um dia foi usado por essas brilhantes pessoinhas.
Você já nasce com coisas significadas que serão ressignificadas por você. Você vai inventar uma nova história para elas. 
Será que o Antonio abriu seu primeiro sorriso usando aquele macacão branco? Que o João tomou seu primeiro banho de mar com aquela sunguinha? Que a Joana deu seu primeiro passo no dia em que calçava aquela sandália?
Sétimo, você é o sétimo bisneto da incrível vovó Teresinha e o quadragésimo neto de João Francisco de Medeiros, o lendário Paraíba de Cianorte. 
Como qualquer ser e como nenhum outro ser, você nasce com duas raízes, trançadas num lar só. 
Eu acho que o meu papel, como escreveu com perfeição uma amiga essa semana para sua mãe, é te dar amor bastante para que seu pequeno coração possa passear seguro por este mundo afora e, a partir de suas raízes, plantar suas próprias flores.

foto: Jotabê Medeiros/O Pai

2 comentários:

Unknown disse...

Nana
Que lindo filha! Bento e um menino abencoado, nascera com uma mae amorosa, humana, isensivel e muito iespecial. Beijo forte Mae

Talita Nozomi disse...

geeeente, cada dia o Bento e vc estão mais inspirados!!! alegrou a tarde de calor!!