sexta-feira, 29 de novembro de 2013

e lá vão oito


Se você vai gostar de jabuticaba como eu, ou melancia como ele
Se você vai gostar de jaca, como eu e tão poucas pessoas que eu conheço. Uma vez comprei umas amarelinhas na feira que escorregavam na boca e estavam tão doces, filho. "A melhor que tem é a amarela, acabou de ser apanhada, é difícil achar", disse o feirante. E era verdade!
A verdade é que você vai ter suas frutas preferidas, um gosto pessoal e intransferível para tudo e ele vai ser naturalmente diferente do nosso.
Às vezes eu imagino a cor dos seus olhos e do seu cabelo, seu jeito de olhar, o ritmo do seu sono, a sua personalidade. Claro que tenho sensações e palpites, muito metida como toda mãe acho que de você já sei muita coisa. 
Mas a verdade é que penso nessas coisas bem menos do que achei que fosse pensar. No fundo do meu coração elas não têm a menor importância. Só têm importância eu te sentir bem, te sentir mexendo, te sentir conectado.
Eu só te amo. Amo ter você morando na minha barriga, amo sentir você se mexendo, amo as contrações, amo a falta de ar. Porque são conquistas nossas. Porque um dia você foi só uma ideia, noutro você virou semente de gergelim e agora você é um bebê pequenininho. Daqui a pouco você vai ser bebê prontão, um dia vai ser menino, menino grande, rapazinho, homem e esse é o ciclo certeiro da vida. 
Anteontem eu entrevistei um cara que disse coisas tão legais sobre a vida. "Não tenho a intenção de que esse negócio dure pra sempre". "Você acelera uma árvore? Por que acelerar uma empresa?". "A vida é cíclica". 
É como a gravidez. A gravidez é cíclica, a gravidez é outro tempo, um tempo sem espaço para a aceleração e com muito espaço para o relaxamento. Um tempo rico em significado, e eu espero levar tudo isso junto comigo quando você fizer check out.
É muito doido e lindo como o nosso corpo vai se adaptando às transformações. E como a energia vai mudando, mês a mês, semana a semana. 
Mas espera, nada dói, nada incomoda, tudo cor de rosa? Claro que tem incômodo, tem chatice, tem irritação, tem briga, tem falta de sintonia, tem aflição. Mas acho que se você aceita a natureza das coisas, sem querer acelerar ou desacelerar nada, tudo fica mais fácil. 
*
Cinco meses depois de aterrissar em Moema e desviar para a Augusta, quero flanar. Gastar o tempo regando as flores na varanda, apreciando o novo grafite da fachada, fazendo bolo para os queridos, observando as gatas beberem água, revelando fotos, quero saber o que ele está sentindo, quero namorar.
*
Semana que vem vai fazer 36 semanas que estamos juntos nessa empreitada, oito meses completos. E quando ela chegar ao fim, significa que o sinal está verde pra você chegar quando bem entender. Isso me dá muita emoção e gratidão. É como pensar no seu parto. Eu penso e me emociono, choro. Choro onde for, no trabalho, no ônibus, na rua.
Agora quero fazer só o que faz sentido fazer agora: esperar você. As pessoas dizem que o último mês dura uma eternidade, que é melhor a gente não ficar muito à toa porque senão o tempo não passa e a ansiedade vai à mil. 
Mas eu não ligo, eu não vejo a hora de ficar à toa só esperando você, e suspeito que, mesmo sem meta e horário pra cumprir, serão os dias mais atarefados dos últimos tempos.


foto: Flor da Madrinha/Paula Desgualdo


3 comentários:

Isabela Mena disse...

Sobre o check out de Bento (não sei se vc leu isso no 100ml mas vale repetir): David Grossman falou sobre a escolha de uma mulher (no caso, Orah) como protagonista do livro A Mulher Foge. Entre outras coisas, ele disse:
" I once read a research that said that in the body of every woman who was pregnant still there are some cells of the fetus, of the embryo kept throughout her life."
(orah é a derivação feminina de "luz", a primeira entidade criada no Gênesis sobre o céu e a terra)

nana tucci disse...

Que lindo, Isoca, lindo, lindo. <3

marcia micheli disse...

no check out, eu acho, será com foi até agora: sucessão de sabedorias, cada uma no seu tempo. que sorte do Bento ter a mãe Nana e que sorte da Nana ter o filho Bento: tudo na medida perfeita!