terça-feira, 25 de novembro de 2008

Luiz


Encontrei o Luiz no Brás, perto da Rua dos Trilhos. Fui até ele e fiz a pergunta óbvia. Você é um Papai Noel? "Não", ele responde, "não é fácil". Mostra um papel com o nome de um jornalista que teria prometido entrar em contato, depois explica que seu sonho é aparecer em algum programa televisivo, e volta à história do jornalista. Não entendo muito bem o que diz, e suspeito que antes de eu chegar ele remexia no lixo da rua. Você tem telefone? Luiz mostra seu r.g. Mas onde você mora? Ele me explica que dorme em um lugar ali perto, parece ser uma espécie de albergue. "Não é fácil conseguir trabalho, as pessoas estranham minha aparência", diz. Eu sei que não adiantaria, mas abro a bolsa e ofereço uns trocados, enquanto não consigo arrumar pra ele um emprego de Papai Noel, penso. Ele recusa. Fala novamente algo sobre o jornalista e, sorridente, posa para foto, segurando com uma das mãos sua identidade.

Nenhum comentário: