terça-feira, 13 de julho de 2010

sobre a copa


Eu ficava emocionada em dia de jogo quando saía do meu hotel em Copacabana e via os velhinhos de Lacoste amarela e as velhinhas com bolsa amarela, todo mundo, inclusive a calçada e os postes de luz, vestido de Brasil. Mas vendo o time jogar aquele futebol truncado e feio e nervoso, pensava: que se dane o título, nós não merecemos. A racionalidade derretia quando o povo de repente pulava junto em uma sucaria qualquer de Ipanema, gritando Gol. Ou quando pediam para tirar da Globo e o garçom negava: “Mas é o Galvão!”. Quando a velhinha de bengala que avisou o garçom “às 4 quero meu café na mesa”, disse: “Não precisa ganhar de muito, só 1 já tá bom”. Então nessa copa, vista mais lá do que aqui, vivi esse dilema ordinário de ponderar e delirar ao mesmo tempo. Um dia, ele me disse despretensiosamente, assim, cortando uma fatia de bolo, que a seleção apresentou uma campanha medíocre na Copa de 94. Fiquei pasma. Não! A Copa de 94 foi a mais linda de todas, foi a vitória mais brilhante! Tínhamos Bebeto, Romário, Dunga, Taffarel. Tinha a promoção das tampinhas das garrafas de vidro de Coca-cola, que vinham com nomes de três países – quem pegasse a tampinha com os finalistas ganhava sei lá o que, e a gente bebia refrigerante como camelo bebe água. Eram os álbuns com as figurinhas mal coladas tortas, ainda usávamos cola Pritt ou Tenaz. No way, baby, a Copa de 94 foi minha copa do choro! Certo, assumo silenciosamente que é bem provável que tenha sido de fato uma vitória meia boca, mas que valeu a pena, só por deixar milhões de crianças enlouquecidas. Se o Brasil ganhar, pensei, ouvindo meus priminhos gritando do outro lado do telefone, para eles o time de 2010 vai ser sempre uma porcelana Limoges. E tem também esses garotos jogando bola na praia do Vidigal, numa manhã de julho. Não são lindos, esses garotos?

2 comentários:

Marco disse...

Hey Hermana!!
Adorei o seu post!
Muitas vezes também penso que a Copa mais carisma foi a de 94, tenho as melhores lembranças, como as quartas de final contra a Holanda, aquele gol do Branco no clube da cigarras haha...
Nos falamos irmã!
te amo, besos

el pájaro que come piedra disse...

As duas melhores fotos da Copa! A outra é minha!