sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

um vaso, um chapéu e o esboço de uma casa



No lendário secos&molhados de Extrema tinha um monte de artesanato, cestas, quadros, cavalos de madeira. Mas todos aqueles que eu apontava não estavam à venda. O sujeito fazia uma cara de putz e repetia: "Esse quem fez foi o seu Cido, foi presente". Não resisti: cadê o seu Cido? Morava na rua de baixo. Vai gostar de receber uma estranha? "Adora visitas". Seu Cido estava sentado na porta do sítio, com velhas chinelas, cercado de paredes decoradas com desenhos de casas. Feitos em papéis, com caneta bic. Diz que começou depois de velho, para ocupar a cabeça. Às vezes, acontece de se animar e transformá-las em verdadeiras casas de alvenaria, tamanho miniatura. "Tem que ser com o material certo, senão eu não faço". O amigo do Cido que me acompanhava perguntou se ele não tinha nada para mostrar à moça, que a moça se encantou com os trabalhos dele expostos na venda. Cido não tinha, mas quando abriu a saleta onde guardava suas ferramentas, achou um chapéu e um vaso de cipó. Magníficos. Nessa hora eu estava exultante com uma das casas que ele desenhara em um pedaço quadrado de papel, largada em meio às ferramentas. Quando me virei para devolvê-la, ele sorriu e sentenciou: "A casa é sua". Na minha outra mão, colocou o vaso e o chapéu. Não, seu Cido, deixe-me pagá-lo. Insisti cinco vezes, me negou cinco vezes. "Sabe qual é a coisa mais importante do mundo para mim? A amizade. Então leve, é tudo seu". O amigo ria, e eu o condenei por ter me levado lá sabendo que o seu Cido não ia me deixar pagar por nada. "Ele nunca deixa", confessou, nós dois guardando os presentes no porta-malas. Um vaso, um chapéu e o esboço de uma casa. Seu Cido, além de tudo, é o Mágico de Oz.

3 comentários:

katia michelle disse...

tô adorando sua trajetória pelo caminho dos tijolos dourados. bj.

Nina Ramos disse...

Amiga, já te perguntei isso, mas pergunto de novo por necessidade de reafirmação: você mora no mesmo mundo que a gente?
Como só você encontra esses casos e acasos que a gente só vê no cinema e nos livros?
Você deve ter uma visão raio-x-para-o-mágico. Ou sonhar alto com um mundo mais cor de rosa!
Saudades!

célia musilli disse...

Beleza de post, encontrei seu blog por acaso e, por acso, tb me encontrei aqui..rs Um beijo.